O Pentagrama

Na Europa Medieval era conhecido como "Pé de Druida" e como "Pé de Feiticeiro", em outras épocas ficou conhecido como "Cruz dos Goblins". O Pentagrama representa o próprio corpo, os 4 membros e a cabeça. É a representação primordial dos 5 sentidos tanto interiores como exteriores. Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem:

Nascimento: o início de tudo
Infância: momento onde o indivíduo cria suas próprias bases
Maturidade: fase da comunhão com as outras pessoas
Velhice: fase de reflexão, momento de maior sabedoria
Morte: tempo do término para um novo início

O Pentagrama é o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos usam um Pentagrama para representar a sua fé e para se reconhecerem. O Pentagrama é tão importante para um Wiccaniano, assim como uma cruz é importante para um cristão, ou como um Selo de Salomão é importante para um judeu. O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa). Cada uma das pontas possui um significado particular:

PONTA 1 - ESPÍRITO: representa os criadores , a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.
PONTA 2 - TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.
PONTA 3 - AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência , ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.
PONTA 4 - FOGO: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.
PONTA 5 - ÁGUA: representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade. Portanto, o Bruxo que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.

22 comentários:

Anônimo disse...

mto legallll

Unknown disse...

muito bem explicado parabens... curti

Anônimo disse...

Oi, bom... Eu já ouvi dizer por aí que o pentagrama também é conhecido como a "armadilha do diabo", onde prende demônios. Acredita na existencias de demõnios? digo... Se existe magia, porque não existir algo além?

Gab disse...

As bruxas não acreditam no demônio

Rafael disse...

Boa noite
Gostaria de saber se o pentagrama pára a Wicca possui uma conotacao negativa. E se a propria Wicca possui um lado negativo?

Anônimo disse...

Acredito eu que nada seja "negativo" e sim a forma que é usado sendo assim a wicca não é bem nem mal... a forma que ela é usada até pode ser de certa forma . E não, não tem nada a ver com demonios tanto que wiccanos não acreditam em "diabo" e "demonios" isso é apenas na mitologia cristã .

Anônimo disse...

Acreditamos sim temos vários feitiços para afastalo

CarollitaBeauty disse...

Gostaria que alguém me informasse como faço para energizar um Pentagrama.

CarollitaBeauty disse...

Olá, gostaria que alguém me informasse de como faço para energizar um pentagrama. Grata.

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma pergunta :que tipo dehumano nasce com um pentagrama nas palmas das mãos. Isto e verdadeiro.

julli.rossi disse...

Estive ainda hj conversando com meu esposo sobre a conotação negativa que alguns atribuem a esse poderoso símbolo. ..mas na verdade ocorre que a negatividade é atribuída ao PENTAGRAMA INVERTIDO. Quem tiver curiosidade. ..pesquise e se informe...e verá que são muito diferentes.

Anônimo disse...

Supernatural aa série

robson disse...

Olá meu nome e Robson sou o sétimo filho, tenho uma estrela de 5 pontas na palma da mão esquerda e na costa e uma de seis pontes na palma da mão direita, tenho uma lembrança onde alguém me fala que eu não conseguiria muda o destino da mulher ( minha mãe) e se eu viesse a nascer não poderia voltar ousso vejo e prevejo algumas coisas oque sou?

Anônimo disse...

Olá, tenho muitas dúvidas, com algo que me acontece, as vezes sonho com algo que vai me acontecer logo quando eu acordar, com algo que vai me acontecer daqui meses anos, eu queria entender o por que?

Anônimo disse...

Gente e coisa de bruxaria negra ou branca

Unknown disse...

Como sempre amando as matérias

Unknown disse...

Muito esclarecedor. .
Obrigada

Anônimo disse...

armadilha do diabo que vc conhece é uma copia de prisão espiritual no qual as enfermidades não pasçam como um espirito obsessor ele se mantem aprisionado até que o bruxo desfaça o feitiço

Unknown disse...

Tem algum siguinificado um boneco de vodu dentro deste simbolo pentagrama

azedaxx disse...

Muito boa explicação!
estou me dedicando aos estudos e seu blog é um dos "locais" de onde eu ganho conhecimento. Adorei!

Anônimo disse...

Tenho um pentagrama na palma da minha mão. Gostaria de saber o que isso significa e qual sua influencia na minha vida.

Unknown disse...

Boa tarde gostaria de saber o que significa as 4 letras ou símbolos dentro do pentagrama armadilha para demônios

Oráculos Gratuitos